Saudades de Skam? Leia scripts da série leiloados por uma boa causa
Publicado em 05 fev 18
Você provavelmente não sabe, mas no fim (exatamente outubro) do ano passado alguns scripts (os escritos originalmente pela Julie) de SKAM foram leiloados em um evento da NRK pra ajudar a UNICEF. No mesmo evento também foi leiloado uma fanfic da season 5 da série sobre a Vilde escrita pela própria Ulrikke Falch, você pode ler a mesma traduzida clicando aqui.
Os fãs adquiriram scripts de 3 episódios (3°, 5°, 8°). Por razões de serem MUITOS, faremos um post por episódio. Eis aqui a TRADUÇÃO dos scripts do 3° episódio da 3° temporada da série:
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO 1:40 DA NOITE TÍTULO
1 hora
ISAK está sentado em um banco na quadra de basquete da escola (duas crianças aleatórias estão jogando basquete). Ele está lendo uma mensagem da EMMA que ela enviou pelo Messenger na noite anterior.
EMMA ontem 29:35 da noite: Oi, apenas queria dizer que nos falamos com os seus amigos e sabemos que você não tinha outros planos. Se você não está interessado esta bem, mas você não tem de me dar falsa esperança e dizer que você virá para o pré jogo quando não virá , isso é bem idiota.
EMMA ontem 10:01 da noite: Olá!? É incrivelmente rude não responder!?!!
EMMA ontem 10:18 da noite: Desculpe chama-lo de idiota. Talvez você tivesse um bom motivo, mas você poderia responder?
EMMA ontem 10:30 da noite: IDIOTA!
ISAK tenta pensar em algo para digita. Ele começa: Oi Emma – JONAS and MAHDI chegam. ISAK guarda o celular.
ISAK: Oi
MAHDI: Oi traidor
ISAK: Broo
MAHDI: Estou bravo com você, cara, nós iriamos para o pré jogo com as garotas mais gatas e você nos deixou na mão
ISAK: Desculpe, eu sei, mas tinha muito estresse.
MAHDI: Estresse? Que estresse?
ISAK: Eu organizarei um novo pré jogo
JONAS: Mas o que era estressante?
ISAK é forçado a mentir, ele olha para JONAS
ISAK: Apenas uns problemas com minha mãe
ISAK e JONAS trocam olhares, JONAS entende a gravidade, ele conhece a mãe de ISAK.
MAHDI: O que houve com sua mãe?
ISAK se esquivando: É só que, ela esta estressa
MAHDI: Eu juro que minha mãe se estressa o dia todo e eu não deixo meus amigos na mão por isso
JONAS: Está tudo bem com ela?
ISAK corajoso: Sim, ficará tudo certo.
MAHDI entende que há algo acontecendo com a mão de ISAK que ele não sabe sobre,
MAHDI: Apenas organize um novo pré jogo com aquelas garotas, caso fechado
JONAS sorrindo: caso fechado
ISAK duvidoso: …caso fechado.
SEGUNDA, 17 DE OUTUBRO 03:03 DA MANHÁ TITULO
QUARTO DO ISAK: 1 hora
ISAK não consegue dormIr. Ele está deitado olhando para o teto. Ele checa o celular. Há uma mensagem de sua mãe. Ele a abre: Mas você foi lavado!!, foi santificado , e foi justificado no nome do lorde Jesus Cristo e do Espirito do nosso Deus”
ISAK não se importou de ler toda a mensagem, ele bloqueia o célula. Ele observa o teto e depois senta na cama. Abre o notebook. Ele checa o Facebook. EMMA postou uma nova foto dela mesma. Ela parece bonita nela. ISAK estuda a imagem.
Ele pesquisa no google “Como não ser gay?” Ele encara a tela. Devagar ele desce a barra, e vê um teste. “O Teste Gay”(gay-test.com) e clica nele. Ele responde questão por questão. Elas são ridículas. Ele não se identifica com nenhuma das questões. Ele para na questão 17. “Se eu pudesse viajar no tempo, eu iria para.” ISAK hesitou.
Woodstock ou o Moulin Rouge. ISAK encara a questão. E então ele escolhe Woodstock e rapidamente clica e responde a ultima pergunta. O resultado é “Você é 22% gay . Você definitivamente não é gay, mas pode ser um pouco hétero se você sabe o que eu quero dizer querido”
ISAK pesquisa no google: como se excitar com garotas se você é 22% gay.
Ele descobre o fórum: https://forum.emptyclosts.com/index.php/como-que-gay-homenss-se-excitam-para-sexo-com-mulheres.385300/
Ele abaixa a tela e lê algumas das respostas. Ele para em : Bem, eu estava bêbado, e isso meio que me ajudou
ISAK refletiu isso.
Segunda, 17 de outubro
11:53
título
1 hora e 15 minutos
ISAK está em frente ao seu armário, segurando seu livro de biologia em um braço e tentando fechar seu armário com o outro. Está cheio de coisas e ele está com dificuldade em fecha-lo. Ele dá um empurrão, mas não fecha. Ele tenta reorganizar as coisas que estão dentro, arrumando e empurrando, mas o armário está cheio e é difícil com apenas uma mão.
VILDE(off:) Oi!
ISAK vira para VILDE: oi, você pode segurar isso? ele passa para VILDE seus livros de biologia.
VILDE: então, eu estou prestes a enviar os convites para o pré-jogo, e eu estava pensando se estaria tudo bem se começássemos um pouco mais cedo. Por volta de 6?
ISAK empurra o armário pela última vez com suas duas mãos: eu não posso ceder a casa.
com o som de um click, o armário está fechado e trancado.
VILDE desapontada: por que não?
ISAK na defensiva: porque eu moro com outras pessoas e eles não estão ok com isso.
VILDE: mas eu falei com o Eskild e ele disse que estava tudo bem.
ISAK teve que inventar algo rapidamente: sim… mas Linn não quer.
VILDE séria: Sinceramente, Isak, o que a Linn quer? Linn não quer nada da vida. Ela é profundamente depressiva, e eu sinceramente acho que como sua colega de quarto você tem a responsabilidade de tirá-la da cama e fazê-la socializar. Tome essa responsabilidade! VILDE empurra os livros de biologia de volta pros braços de ISAK. Vai ser na sua casa sexta às seis.
VILDE vai embora. ISAK a assiste com um olhar conformado. Depois ele vê EMMA perto de seu armário no final do corredor. Ele pensa por um momento e depois anda até ela.
—
ISAK: oi?
EMMA vira, olha para ISAK e vira de volta para seus livros.
ISAK para si mesmo: Ai. ISAK pensa por um segundo e continua. Eu estava pensando se você poderia me ajudar com algo, estava precisando de uns conselhos.
EMMA está surpresa com a aproximação, e está ouvindo, mas tenta não demonstrar, ela não pode ser incomodada em se virar para ele.
ISAK: por que tem uma garota bonita do primeiro ano que eu consegui realmente irritar.
EMMA se vira e olha para ISAK
ISAK: tipo, ela está realmente irritada. Mas ela tem todos os motivos para estar porque eu a abandonei sem dá-la um motivo, e isso foi uma merda.
EMMA relaxa.
ISAK: então, a pergunta é, você acha que eu deveria atirar em mim mesmo agora, ou você acha que ela vai me perdoar? Digo, está tudo bem por mim se ela não me perdoar pelos próximos 20 anos, contanto que ela me perdoe um dia.
EMMA acha que ISAK está sendo muito fofo, ela não pode evitar de sorrir. Ela fica bonita quando sorri. ISAK sorri de volta para ela.
MONTAGEM DA MÚSICA, AUDIÇÃO DE DANÇA PARA A APRESENTAÇÃO, Holberg’s suite op.40: Prelúdio, de Edvard Grieg. Cenas em câmera lenta de garotas adolescentes de diferentes tamanhos e corpos dançando na sala de teatro no primeiro piso. Close nas garotas suando. Bundas e peitos em movimento.
MAGNUS, ISAK, JONAS e MAHDI estão olhando para as meninas. JONAS vira para os meninos e sorri. MAHDI se inclina pra frente. MAGNUS arruma o suéter. ISAK encara. Ele tenta se concentrar, para tentar sentir alguma coisa, mas ele está obcecado com coisas estranhas, tipo aquela menina que tem mãos muito grandes, elas não são tipo anormalmente enormes?
O INSTRUTOR DE DANÇA, um homem claramente afeminado, bate palmas e diz as meninas que elas fizeram bom trabalho e que precisarão de seis dançarinas para a apresentação e que elas vão ser informadas, no final da semana, se elas foram selecionadas. AS MENINAS vão andando para pegar suas mochilas e garrafas de água.
O INSTRUTOR DE DANÇA vira para os meninos: se aproximem, rapazes.
MAGNUS aplaudindo animadamente: caramba, bom trabalho!
ISAK olha irritado para o instrutor.
ISAK: vamos lá, será que tem como ele ser MAIS gay?
JONAS olha estranho para o ISAK, ISAK devolve o olhar.
ISAK: ele é TÃO gay você não notou?
JONAS: qual é, você tá menosprezando as pessoas gays?
ISAK é pego de surpresa: eu não estava menosprezando ele.
JONAS: ok, você só estava apontando que ele é homossexual. Legal. Boa observação, Isak.
ISAK continua: o que tá acontecendo com você hoje?
JONAS diz que não tem nada acontecendo, ele só acha que foi um comentário estúpido, ISAK afirma que ele tem estado de mal humor durante todo o dia. JONAS acha que é ISAK que está mal humorado, andando por aí falando merda.
EVEN: Hey
EVEN pega o snapback off
EVEN e coloca em ISAK: você esqueceu isso na sexta
ISAK reage espontaneamente: Não. Ele retira
EVEN confuso: Isso não é seu?
JONAS: -Tecnicamente, é meu.
MAHDI: Esqueceu onde?
EVEN da um rápido olhar para os meninos e analisa a situação.
EVEN casual, subestimando: Na cafeteria, na hora do almoço
EVEN troca um rápido olhar com ISAK e desaparece. ISAK não entende nada sobre o que acabou de acontecer. JONAS lembra que ISAK ainda usava o snapback quando saiu da escola.
JONAS encara EVEN: Quem é esse?
ISAK se recupera, e os corta de maneira abrupta: Apenas algum nerd do grupo de teatro da Vilde.
MAGNUS se lembra: Eu seriamente tive um sonho quente com a Vilde ontem, que ela era esse dominatrix sado chick que me punia me fodendo porque eu tinha feito com uma do primeiro ano.
Os garotos riem e mexem suas cabeças.
JONAS: Eu juro, você é doente mental
PRELIMINAR DA RAVE NEON: (fantasias: Neon, bandanas, camisetas, pintura facial, bastões): Participantes: EVA, VILDE, SANA, CHRIS, (KASPER), LINN,ESKILD, ISAK,EVEN, EMMA, SONJA e três extras. (NB! Os extras só são necessários para partes da cena)
S1: 1 hora e 30 minutos
ISAK está sentado no sofá conversando com EMMA, eles estão se divertindo. Ele está a fazendo rir, ela está o fazendo rir. Ele tenta conversar com ela sobre rap dos anos 90, mas sem sucesso, ela não entende as referências mas consegue sair disso de maneira charmosa. ISAK toma um gole de sua cerveja. Ele vê que JONAS está ligando. VILDE solta um gritinho de alegria em algum lugar da sala. ISAK olha para cima. EVEN havia chegado, VILDE joga os braços ao redor dele e conversa com ele. Atrás dele aparece SONJA. VILDE cumprimenta SONJA desajeitadamente. EVEN olha para ISAK e tenta dizer oi, mas ISAK se vira para EMMA.
EMMA: Esse sutiã é tão irritante, tem esse metal que fica saindo aqui pelo lado.
EMMA pega a mão de ISAK e coloca na lateral de seu corpo, embaixo de seu braço.
EMMA: Você consegue sentir? É muito incômodo.
ISAK tenta entrar na conversa: Ah sim, que merda.
EMMA: Você deveria agradecer por ser um menino e não ter peitos.
ISAK não está ouvindo EMMA, ele está olhando para EVEN. EVEN está conversando com VILDE e SONJA, mas então olha para ISAK de novo. ISAK fica tenso, toma um gole de sua cerveja, vira para EMMA, se inclina e começa a beijá-la. EMMA ri surpresa. Eles continuam a se beijar. Alguém tira uma foto para o Instagram de pegações da Nissen.
EVEN se joga ao lado deles no sofá. ISAK e EMMA olham para cima.
EVEN brincando: Acho que vocês estão se conectando um pouco demais por aqui, deveríamos ser um time, me sinto completamente deixado de fora.
EMMA animada: Endrel! EMMA o abraça.
EVEN olha para ISAK e sorri: Oi.
ISAK: Oi.
EVEN: Apartamento legal.
EMMA animada: Eu sei, é tão insanamente legal que ele more num apartamento compartilhado, você já conheceu o colega de quarto dele Eskild? Ele é gay!
EVEN um pouco surpreso: Hã, acho que não.
EMMA aponta para ESKILD na pista de dança. ESKILD faz algo engraçado.
EMMA ri: Eu amo caras gays, eles são hilários.
EVEN reage a o que EMMA está dizendo. Ele tenta deixar passar, mas não consegue.
EVEN: Isso não é um pouco de uma generalização superficial?
EMMA não entende direito a pergunta: O quê?
ISAK escuta EVEN.
EVEN: É como dizer que todos os muçulmanos são terroristas.
EMMA chateada: O quê, não é a mesma coisa de forma alguma, eu disse que eles eram hilários, isso é um elogio, eu sou pró-gays.
EVEN: O que você disse não é o ponto, mas sim o fato de que você estava generalizando. Nem todos os homossexuais são engraçados.
ISAK pondera o que EVEN diz. EMMA fica desafiadora. Ela não é inteligente o suficiente para ganhar a discussão, mas é inteligente o suficiente para ganhar a situação.
EMMA indiferente: Ok, tanto faz, isso é muito chato, Isak dance comigo!
EMMA levanta e puxa ISAK. ISAK sorri educadamente para EVEN antes de ser arrastado.
– CENA 2: PULO: 30 minutos
SEQUÊNCIA DE DANÇA EM CÂMERA LENTA para “Call Your Girlfriend Sultan & Ned Remix” por ROBYN. Palitos neon. ISAK que odeia dançar (haha Tarjei) tenta dançar, mas parece bastante idiota. EMMA fica bastante animada. ISAK vê EVEN do outro lado da sala. Ele está dançando com SONJA. ISAK olha para SONJA, ela é bonita. Ele bebe um gole de sua cerveja. EMMA começa a beijá-lo. ISAK continua olhando para EVEN. Os olhos de EVEN encontram os dele do outro lado da sala. ISAK fecha os olhos.
– CENA 3: PULO: 20 minutos
EVA grita: Nós pedimos quatro taxis, eles estão esperando lá fora AGORA!
O esquenta está terminando. Pessoas estão de pé no corredor. EMMA, SONJA e EVEN estão conversando no corredor. EMMA e SONJA estão se conectando. ISAK está tirando garrafas da mesa. EMMA vai até lá.
EMMA animada: Pega um taxi com a gente?
ISAK: Eu vou com a minha bicicleta.
– PULO CENA 4: 1 hora e 30 minutos
ISAK está na cozinha esvaziando garrafas. Ainda há o som de pessoas no corredor. Alguém entra na cozinha. ISAK se vira. É EVEN.
ISAK surpreso: Ei, você não vai pegar um taxi com os outros?
EVEN coloca algumas garrafas na bancada.
EVEN: Eu tenho minha bicicleta.
ISAK continua a limpar. EVEN procura alguma coisa para dizer.
EVEN: Energias positivas com a Emma?
ISAK: Sim. Ela é entusiasmada.
EVEN ri. Eles ficam quietos. EVEN tenta arranjar uma nova abordagem.
EVEN: Estou junto com a Sonja desde que eu tinha 15 anos.
ISAK fica um pouco surpreso pela mudança na conversa, mas finge não se importar: Certo.
EVEN percebe a relutância de ISAK, mas decide continuar.
EVEN sem emoção: E nós acabamos nos separando para ser honesto, mas não posso terminar com ela.
EVEN procura uma reação para o que ele está dizendo no rosto de ISAK. ISAK age como se ele não entendesse por que EVEN está dizendo isso a ele, não entendesse completamente por que EVEN está dizendo isso a ele.
ISAK desdenhoso, ele não liga: Ok.
EVEN compreende a reação de ISAK e continua.
EVEN: Porque ela vai pensar que estou terminando com ela só por conta da perna de alumínio dela.
ISAK dá a EVEN um olhar estranho: Hmm?
EVEN: … você não viu?
ISAK confuso: Como assim, perna de alumínio?
EVEN sério: Ela teve a perna amputada.
ISAK surpreso: Você está brincando?
EVEN: Não, ela pisou numa mina terrestre em Tjøme quando tinha 9 anos. A perna esquerda inteira dela foi explodida.
ISAK chocado: Ah. Merda.
EVEN: Mas felizmente, ela tem um ótimo fisioterapeuta que tem a ajudado muito com sua coordenação motora, e a tecnologia de alumínio evoluiu bastante, então você quase não vê que ela manca.
A última coisa que EVEN fala, sobre tecnologia de alumínio, parece um pouco estranha para ISAK. EVEN começa a sorrir. ISAK percebe que ele foi enganado.
ISAK sorri: Vai se fuder.
EVEN começa a rir
ISAK ri: Você é idiota pra caralho.
EVEN ri: Você acha que tem minas terrestres em Tjøme?
ISAK ri: Como que eu vou saber, mas você não pode brincar com essas coisas?
EVEN ri: Oi, isso é de muito mau gosto para fazer piada? Eu poderia ter feito piada de alguma coisa muito pior. Eu poderia ter falado que ela tinha um pinto.
Os dois garotos começam a rir novamente.
ISAK se arrisca: Eu não posso terminar com a minha namorada porque ela vai achar que é porque ela tem um pau?
Os garotos riem.
EVEN: Isso seria ultrapassar os limites, eu nunca faria piada sobre isso.
ISAK ri: Okay
EVEN sorri. Silêncio se instala entre eles. ISAK baixa sua guarda. Ele quer tentar e encontrar EVEN em algum lugar.
ISAK um pouco relutante: Ela é bonita.
EVEN entende onde ISAK está indo. ISAK pensa e enrola o nome em sua língua.
ISAK: Sonja
ISAK olha para EVEN, EVEN olha para o ISAK. Silêncio novamente. Não tenho certeza que já teve um silêncio como esse no mundo antes. E o silêncio é inquebrável. ISAK deixa seus olhos fixados em suas meias. Uma das meias tem um pequeno buraco, e ele consegue ver um pedaço do seu pequeno dedão. ISAK decide anotar a data de hoje, então quando o dia em que o buraco ficasse grande o suficiente para o dedão todo sair chegasse, ele pode calcular quantos dias levou para um buraco na sua meia chegar a sua forma completa. Talvez ele possa colocar isso e usar isso de algum jeito. Em uma discussão sobre meias ou algo do tipo. EVEN olha para o pé de ISAK. Ele toma um cuidadoso passo para mais perto. E depois ele desliza um pé calmamente para o ISAK. Seus dedões se encontram. O olhar de ISAK está bloqueado, EVEN move seu outro pé também, indo para perto de ISAK. ISAK toma coragem para levantar a cabeça lentamente. ISAK olha para a boca de EVEN, EVEN olha para a boca de ISAK. E depois tem um ruído da sala de estar. Como se alguém tivesse derrubado algo pesado no chão. Os dois viram suas cabeças para o som.
— 5:15 min
ISAK e EVEN vão para a sala de estar. ISAK fica surpreso
NOORA está de pé no meio da sala de estar com uma grande mala de viagem. Ela parece triste.
— PRETO
Todos os créditos e obrigados aos 181 fãs que juntaram dinheiro para adquirir os textos.